domingo, 4 de janeiro de 2009

Rita e Afonso á descoberta de Veneto...

Domingo 28, acabados de chegar de Portugal, país tropical e cheio de sol, Torino revelou-se frio e triste sem a nossa família. Dia tranquilo para passear e matar saudades das ruas torinesas enquanto se programava o fim do ano, algures com mais do que duas pessoas e uma garrafa de champanhe.
No final do dia concluímos que por aqui não se fazia nada e partimos segunda 29 em busca de amigos e aventuras. Fomos para Vicenza onde nos aguardava a Alessandra, uma amiga italiana que morou com a Rita o ano passado em Lisboa.
Vicenza é uma cidade pequena, situada entre Verona e Veneza, mas para sermos mais precisos, ela mora em Torreselle, numa quinta no meio do monte, onde a sua família (humana e animal) nos esperava para jantar, bem como mais umas amigas!
Fomos muito bem recebidos e alimentados neste pequeno paraíso fora do mundo onde até a linha telefónica tem dificuldade em chegar.
Entre os animais de estimação contam-se: quatro cães (Oliver, D.JoãoV, Balu e Perla), dois gatos, cavalos, vacas e aquela que viria a ser a grande paixão da vida do Afonso, a Adelina (um ganso)!No dia seguinte, Terça 30, fomos os três a Veneza! Que dia de sol fantástico, que cidade fantástica, que guia fantástica! Em vez de estradas há canais, de carros há barcos! O correio chega de barco, as pessoas deslocam-se de barco, inacreditável... Adorámos Veneza e sem dúvida que lá voltaremos com mais tempo simplesmente para desfrutá-la!
Quarta 31, último dia do ano, andámos a passear pela província de Vicenza, observando a passagem do império veneziano pela região.
O local escolhido para passar a última noite do ano foi Brescia, numa vila de uma amiga italiana que também esteve o ano passado a fazer Erasmus em Lisboa. O tema da festa era "Capodanno Imbarazzo", ou seja, devíamos levar vestido qualquer coisa que tivessemos de embaraçosa no armário, e que jamais usaríamos.
Resultado:
Festejámos a meia noite italiana com todos os italianos, uns cem, e a meia noite portuguesa no meio da neve! Nós os três e o nosso grupinho de italianos apaixonados por Lisboa: a Giulia (dona da festa), a Valentina, o Alberto e mais uns poucos.
O regresso a casa fez-se no meio de muita muita neve, com o Afonso a dormir no banco de trás, até ao momento em que quase a chegar a casa o carro derrapou e bateu no passeio. Tivemos de ser resgatados pelos pais da Alessandra porque a roda não estava em condições de seguir viagem.
O primeiro dia do ano foi passado no meio da neve em Torreselle, com direito a andar de Trenó (Bob como eles lhe chamam)!Sexta 2, devido aos problemas com o carro a Ale não pôde andar connosco, e assim lá fomos os dois passear para Verona. Foi mesmo só o que fizemos, passear, porque se pagava imenso para entrar em todo o lado. Gostámos da cidade embora quase morremos congelados! De regresso a Vicenza fomos jantar à melhor pizzaria da zona, com umas amigas!
E aqui termina a nossa aventura nas profundezas do norte de Itália.
Adorámos a viagem, não só pelo que vimos mas também pela experiência de estar no meio de uma família e amigos italianos que nos receberam muito bem.
Sábado regressámos a Torino, mas não sozinhos! A Alessandra veio connosco e em Milão juntou-se a Valentina.
Jantar no aperitivi na Mole, noite no lapsus com mais uns amigos da Vale que estavam à nossa espera na estação.
Hoje, domingo, foi um belo dia passado a fazer turismo em Torino! Que terminou com um fantástico chocolate quente para aquecer!

Sem comentários: